De Luiz Percival Leme Britto, “No lugar da leitura: biblioteca e formação” está disponível para acesso gratuito em formato digital. Confira!
“Percival é, para mim, um dos pesquisadores brasileiros que melhor refletem sobre a leitura, na escola e na sociedade, ressaltando a importância da literatura para a vida de qualquer pessoa. À luz das teorias contemporâneas, ele nos apresenta suas ideias para compreender matéria tão complexa (…). E, o principal, tiram-nos da zona de conforto, levando-nos a questionar o que está posto como verdade, motivando-nos a querer mudar o sentido de nossas ações, indagando-nos sobre nossa responsabilidade nos espaços em que atuamos, como profissionais da educação e da cultura”, afirma Elizabeth Serra, presidente do MBL, na apresentação do livro.
capa
Os quatro artigos que Percival reuniu neste livro são resultado de palestras que apresentou em ocasiões diferentes, no Brasil e na Colômbia, sobre as leituras que se dão em bibliotecas. Este é o primeiro da série das Edições Brasil Literário e teve seu pré-lançamento no 1° Seminário Brasil Literário, realizado em dezembro do ano passado no Rio de Janeiro. A diagramação e publicação aconteceram com o apoio da Fundação SM, parceira ativa do Movimento por um Brasil literário, e as Edições Brasil Literário tem logotipo criado pela designer Silvia Negreiros.
Publicar este livro é, para o MBL, avançar mais um degrau da longa escada que nos propusemos a subir, unindo esforços para construir um Brasil em que também a leitura da escrita literária, valorizada e desejada, esteja presente. Fica aqui o convite à leitura e a juntar-se a nós por um Brasil literário.
Sobre o autor
Doutor em Linguística e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Luiz Percival Leme Britto atua na área de Educação e Linguagem como pesquisador, professor e formador de professores; coordena o Lelit – Grupo de pesquisa e intervenção em leitura, escrita e escola – e o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa – PNAIC / Oeste do Pará. É membro do Movimento por um Brasil Literário e votante do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Entre suas publicações destacam-se A sombra do caos – ensino de língua x tradição gramatical (1997), Contra o consenso – cultura escrita, educação e participação (2003) e Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio (2012), todos pela Editora Mercado de Letras, e Ao revés do avesso: leitura e formação, pela Editora Pulo do Gato.
Acesse a obra aqui.

 
Baixar Artigo