O documento consolida uma série de trabalhos coordenados pela SAE/PR resultantes de cooperação técnica entre a SAE/PR, o Instituto Ecofuturo, parceiro do Movimento por um Brasil literário, e a ENAP. O objetivo desses trabalhos foi a preparação e a realização da Oficina de Discussão: leitura e escrita de qualidade para todos, realizada em outubro de 2013, em Brasília. Essa oficina contou com a participação de 36 especialistas: membros da academia, de órgãos públicos e de diversas organizações da sociedade civil, todos vinculados ao campo da leitura.

Este documento está estruturado em duas partes principais, além de introdução. A primeira apresenta um arcabouço analítico, resultante da preparação para essa oficina, que tem como objetivo facilitar a organização da reflexão, da discussão e do debate sobre políticas, programas e ações dirigidas à promoção da leitura. A segunda parte apresenta o relato dos resultados dessa oficina.

Trata-se de um material valioso para estudos, debates e referência para ações de mobilização por políticas públicas e sociais de inclusão na cultura escrita que acontecem Brasil adentro! Esperamos que seja um material rico de estudos e formação para todos. Compartilhe!

Baixar artigo