Paraíba está engajada na causa literária. Já tem seu próprio Manifesto e tem dado prosseguimento a uma sequência de ações em prol da leitura, entre elas o III Seminário de Leitura na Rede que tem por tema norteador “Uma Paraíba Leitora”.  Debatendo temas como a democratização do livro, o fomento à leitura e a formação de uma sociedade leitora, o evento contou com a participação de Volnei Canônica, coordenador nacional do programa Prazer em Ler ,  Áurea Alencar, secretária executiva do MBL e a deputada Fátima Bezerra, da Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura.
A abertura das  atividades se deu através da leitura do Manifesto por uma Paraíba Leitora. Desenvolvido pelo poeta José Benedito de Brito, o manifesto foi lançado em 31 de maio de 2012, durante o Encontro de Incidência em Políticas Públicas da Paraíba, realizado pelo Pólo de Leitura na Rede . “O objetivo é expressar o compromisso da cadeia mediadora de leitura literária da Região Metropolitana de João Pessoa em expandir o debate acerca da importância da leitura e mobilizar esforços para a construção dos planos municipais e do Plano Estadual do Livro e Leitura do Estado da Paraíba”, afirma Brito.  A região metropolitana de João Pessoa tem 1 milhão de pessoas e apenas quatro bibliotecas.  “A ausência de espaços implementados com acervo de qualidade, mobiliário adequado,  mediadores sensíveis e competentes para estimular o prazer em ler, nos revela que poucas são as exceções de crianças, adolescentes e jovens na região, que gozam o privilégio de ter acesso a espaços e práticas de leitura de qualidade. Neste sentido, as instituições que integram o Pólo de Leitura na Rede assumiram o desafio de instigar o debate sobre a democratização do acesso ao livro na perspectiva de uma sociedade leitora, a partir da concepção de que Ler é um direto de todos, e, por conseguinte, democratizar o acesso, um dever do Estado”, segue ele.
O evento será realizado no teatro SESI de João Pessoa. A primeira edição do seminário ocorreu em 2010 e teve como tema “Ler, é melhor na Rede”, reunindo 36 instituições e 204 profissionais que atuam na promoção e incentivo da leitura no Estado da Paraíba. O tema do segundo seminário, realizado em 2011, foi “Ler, um Direito de Todos”. Nessa ocasião, refletiu-se sobre o papel do Estado  e da sociedade civil no processo de democratização do acesso ao livro na perspectiva de uma sociedade leitora. O ato seguinte a estes dois seminários foi o desenvolvimento do manifesto por uma Paraíba leitora, como parte do Movimento por um Brasil Literário.

Deixar comentário