Campanha por um Brasil literário – Em fevereiro, a equipe de produção da Campanha por um Brasil literário iniciou a captação de depoimentos e imagens em estados do Norte e Nordeste do país. Essa primeira rodada trouxe a dimensão de um Brasil que lê literatura, se transforma e se emociona, mesmo com todas as dificuldades. As imagens também mostram o retrato de um país que tem muito o que avançar para garantir o direito de acesso à literatura. Em abril, a equipe viaja pelo Sul e Sudeste com a missão de encontrar e colher testemunhos que reflitam tanto o Brasil que queremos – um país de leitores de literatura – quanto os entraves que impedem esse avanço, além de alternativas para alcançar os objetivos do Movimento por um Brasil literário.

Parceiros do Movimento por um Brasil literário se reúnem no Rio de Janeiro – O auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, foi cenário para a última reunião do Movimento por um Brasil literário. Participaram do encontro 20 pessoas, entre representantes de instituição ligadas ao incentivo à leitura e organizações da sociedade civil. As discussões abordaram a Campanha por um Brasil literário, um projeto sobre mídia e promoção da literatura, em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), financiado pelo Instituto C&A, e a participação do Movimento por um Brasil literário na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Foram convidados a jornalista Iracema Nascimento, coordenadora de comunicação da Campanha Nacional pela Educação e o secretário executivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil (MIEIB), Vilmar Klemann, que expuseram suas experiências e agregaram reflexões sobre o MBL.

Reunião em Brasília define parâmetros para análise de mídia sobre leitura literária – Na semana que vem, dia 13 de abril, atores centrais para a agenda da leitura literária no Brasil (especialistas, gestores públicos e representantes de organismos internacionais, do setor empresarial e de organizações da sociedade civil), participarão de um encontro com o fim de estabelecer uma reflexão em torno de aspectos metodológicos de uma análise de mídia que serve de base para o projeto sobre mídia e promoção da leitura literária, executado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). O objetivo do projeto é contribuir para a qualificação da cobertura jornalística acerca dos temas relativos à promoção da leitura literária para crianças e adolescentes no Brasil, tendo em vista o papel da imprensa de prover os cidadãos com informação confiável e contextualizada; colocar temas relevantes na agenda pública de debates e exercer controle social sobre os representantes do governo e as políticas públicas.

Deixar comentário