Clube Literário Tamboril


Apresentação

O Clube Literário Tamboril é uma associação sem fins lucrativos que promove ações de incentivo à leitura e à fruição literária (produção literária, vídeo-poemas, promoção da literatura local, realização de saraus, teatro, teatro), além de atividades formativas como oficinas de contação de histórias, declamação, escrita criativa, ilustração, etc.

No início do ano de 2014, o Clube Literário Tamboril iniciou suas atividades como um coletivo de pessoas que tinham como interesse comum a literatura. Realizamos saraus, oficinas de contação de histórias, exposições de arte e literatura, escambo de livros, recitais de música instrumental, participamos de eventos escolares e compartilhamos nossa produção literária entre nós e com os leitores em geral.

Em 2015, o coletivo oficializou a existência do Clube como uma associação sem fins lucrativos. Crescemos em número de membros e colaboradores, formando uma rede local que atua em prol da literatura e da poesia que costura todas as expressões artísticas.

Ações Propostas
Clube leitura, Formação, Promoção de leitura de literatura
Descrição

Para promover e difundir a produção literária local, o Clube realiza projetos como a Viagem Literária, que são coletâneas de textos dos escritores do Clube e convidados, produção independente, disponibilizados nos ônibus urbanos para os passageiros lerem durante a viagem ou levar para casa. Em 2015 foi lançada a primeira edição, com uma tiragem de 1000 exemplares. Em 2016, a segunda edição, lançada em março, trouxe textos somente de mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Outras ações do Clube objetivam democratizar o acesso ao livro, à arte e à cultura. O projeto Geloteca Clube Tamboril é um exemplo. São duas Gelotecas inauguradas em 2016: uma na Casa de Cultura Afro Gerais, uma associação comunitária, e outra na Feira de Artesanato de Pirapora. O empréstimo de livros é descomplicado, basta preencher a ficha de empréstimo ao retirar o livro e dar baixa quando devolvê-lo. As Gelotecas mantém seu acervo graças à doações feitas por leitores de Pirapora e região.

Na Feira de Artesanato de Pirapora, realizada todos os sábados, o Clube mantém ainda uma Barraca Literária, onde são realizados lançamentos e vendas de livros, saraus, exposições de artes e comercialização da produção artística dos integrantes do Clube.

Os saraus realizados pelo clube durante o ano são uma forma de aproximar os leitores dos escritores e artistas locais, e, assim como a Barraca Literária na Feira de Artesanato, são uma oportunidade de socialização que permite a troca de ideias e saberes.

Público alvo
Adolescentes, Adulto, Grupo estudos literatura
Participantes
Rafael Ferreira de Oliveira, Edson Lopes Pereira, Jean Matheus Peixoto de Brito, Lucia Sopas, Douglas de Oliveira Tomaz, Emmanuel Costa Lima, Elaine Ramos Mourão, Charmene Sopas Porto, Anízia Gonçalves Caldeira, Geraldo Santana,
Coordenador
Rafael Ferreira de Oliveira
Email do Núcleo
[email protected]
Localização

Clube Literário Tamboril

Rua Bonifácio Machado de Miranda, 922
Santa Mariana
Pirapora
MG
39270000
brasil