Biblioteca Casa Azul


Apresentação

A Biblioteca Casa Azul é considerada uma referência de biblioteca comunitária em Paraty, com programação permanente de mediação de leitura, artes visuais, novas tecnologias, literatura, produção de textos, palestras e encontros.

É um espaço de interações multimídias, multigeracional, mantendo, como estrutura viva e dinâmica, a função pública de um espaço de encontro. É através do convívio que promove o acolhimento e irradiação de novos valores de cidadania cultural.

 

Ações Propostas
Clube leitura, Formação, Promoção de leitura de literatura, Biblioteca
Descrição

Espaço cultural e de convivência que garante o acesso à literatura, à arte e à cultura, com programação permanente de mediação de leitura, oficinas de artes visuais, novas tecnologias, literatura, produção de textos, palestras e encontros, tudo isso contando com um acervo em torno de 15.000 livros, a Biblioteca Casa Azul tornou-se uma referência de biblioteca comunitária em Paraty.

É um espaço de interações multimídia, multigeracional, mantendo, como estrutura viva e dinâmica, a função pública de um espaço de encontro. É através do convívio que promove o acolhimento e irradiação de novos valores de cidadania cultural. Para tanto, a finalidade é a formação de leitores críticos e reflexivos, aptos a pensar e intervir em seu ambiente, ao mesmo tempo em que fortalece a compreensão e aprimoramento da escrita na sua função social.

As atividades propostas tem a cidade como eixo transversal de suas ações. Por isso realiza parceria com instituições públicas e não governamentais, escolas públicas e privadas, associações de moradores e comunidade local, bem como programas de educação não-formal e formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, oficinas e cursos.

O horário de funcionamento é de 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Oficinas para crianças e jovens, Paraty
De janeiro e fevereiro realizamos oficinas de verão: papel machê (técnica tradicional de Paraty), e produção de figurino e fantasia com artistas e artesãos locais. O resultado das oficinas é a formação de um bloco de carnaval.

Pólo Difusor – Apoio a criação da Rede
Reunião com a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Paraty
A Rede de Bibliotecas Comunitárias de Paraty conta com 11 bibliotecas montadas com o apoio da Casa Azul. Para a consolidação da rede e a formação da equipe, são realizados encontros de formação e grupos de trabalho
Alfabetização e letramento|aplicação
Atendimento para crianças com dificuldades no domínio da escrita, leitura, ciência e matemática com foco na leitura literária. Haverá coordenação pedagógica para planejamento e acompanhamento das atividades.

Alfabetização e letramento|formação
Especialização de alfabetização para alunos do Curso Normal do Colégio Mário Moura Brasil do Amaral tendo como base a leitura literária e artes no desenvolvimento da escrita, leitura e interpretação. O curso é composto por aulas de produção de texto e literatura, técnicas e metodologia de alfabetização e filosofia da educação

Mediação de leitura
Mediação de leitura para frequentadores da Biblioteca Casa Azul e agendamento de escolas. A atividade será realizada pelas mediadoras da biblioteca.

Estudos para ENEM
Preparação para o ENEM, realizado no segundo semestre para alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas.

Biblioteca além dos muros
As atividades de leitura e acesso aos livros saem do espaço da Biblioteca Casa Azul e chegam a outros locais: hospital municipal, APAE, asilo, etc… Realizamos nesses locais mediações de leitura com os profissionais da instituição e empréstimos de livros. Essa ação democratiza o acesso aos livros e humaniza, ainda mais, o atendimento nesses espaços

Formação de Educadores
A capacitação é realizada por profissional ligado à área de literatura para que os jovens de curso de formação de professores, profissionais que atuam nas bibliotecas escolares e comunitárias e professores desenvolvam habilidades necessárias para mediação de leitura e escolha de histórias adequadas para a formação de leitores.
Os mediadores formados pela capacitação atuam na comunidade e durante a Flipinha (programação Infantil e juvenil da Festa Literária Internacional de Paraty), garantindo às crianças e jovens uma prática de leitura eficiente e ao mesmo tempo prazerosa.Desde 2005, realizamos a oficina de mediadores de leitura. Desde o início do projeto participaram mais de 1 mil  jovens do Curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Mário Moura Brasil do Amaral – CEMBRA. Atualmente, a equipe da Biblioteca Casa Azul é formada por esses alunos.
Artesvisuais
Oficinas de fotografia com Walter Craveiro, Paraty
Ministrada pelo fotógrafo Walter Craveiro, com grande experiência na cobertura fotográfica da Flip, e destacamos a oficina realizada durante a Festa do Divino.
Oficina de ilustração com Alex Cerveny
O objetivo é a formação de jovens em princípios básicos da fotografia e ilustração, tendo como tema a identidade cultural de Paraty e os rituais profanos e sagrados das festas, recentemente a festa do Divino de Paraty foi declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Oficina de arte educação
Oficinas para alunos do curso normal e professores para atuação nas atividades do Arte na Praça e para a atuação em sua prática escolar.

Biblioteca Casa Azul na Flipinha
Nos cinco dias do evento, a Biblioteca Casa Azul, tem espaço na Praça da Matriz, próxima à tenda da Flipinha. Os leitores iniciantes e aqueles que, pela primeira vez, tem contato com livros poderão se deliciar com esses valiosos objetos, além de encontrar com os autores da Flipinha, que ficam bem pertinho de seus leitores. Haverá, também, um espaço, para escritores mirins, que desde cedo já estão no mundo da literatura. A Biblioteca é um local de encontros e troca, onde crianças e adultos podem ter momentos especiais.

Biblioteca itinerante
Com o intuito de dar acesso aos livros nas comunidades distantes, serão desenvolvidos móveis/biblioteca que possam ser instalados em locais públicos. A equipe supervisionará os locais e realizará atividades de mediação de leitura.

Público alvo
Crianças, Adolescentes, Infanto Juvenil
Coordenador
Izabel Costa Cermelli (Belita)
Email do Núcleo
[email protected]
Localização

Biblioteca Casa Azul

Rua João Ayres Martins, 14
Ilha das Cobras
Paraty
RJ
23970000
brasil