O perfil do Uni duni Ler mudou nos últimos meses. “O que começou como uma ação de leitura pequena, apenas com poucos pais de uma única creche, cresceu bastante e hoje virou um núcleo de ações permanentes de incentivo à leitura com o clube de leitura dos bebês, que agora se reúne mensalmente”, explica Alessandra Pontes Roscoe, coordenadora do Núcleo.

Captura_de_Tela_2015-05-25_às_10.58_.19_

Ela conta que os integrantes do Núcleo sugeriram aos pais do primeiro “clube de bebês”, cujos filhos têm hoje entre 5 e 7 anos de idade, a darem continuidade ao projeto, aos encontros do clube e à troca de livros. “Comecei meu 2015 me sentindo orfã daqueles leitores que aprenderam a amar os livros e a leitura literária, antes mesmo dos primeiros passos e das primeiras palavras!”, se emociona. Mas não parou por aí! Uma vez por mês, eles realizarão, durante o ano, um pique-nique literário, com rodas de leitura e um título indicado também aos pais. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de continuar com o Clube, mesmo que de outro jeito! Foi muito gratificante saber que as próprias crianças pediram a volta dos encontros de leitura e que os pais se empolgaram também!”, conta Alessandra.

Festival intinerante

Além disso, o Uni duni Ler também se transformou em um Festival Itinerante de Leitura, com visitas a creches e asilos públicos, custeadas por meio de edital pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. A primeira etapa do projeto foi realizada em 2013 e 2014 e garantiu aprovação de recursos para mais dois anos de atividade (2015/2016). Durante o Festival, o acervo do Uni duni Ler percorre regiões em situação de vulnerabilidade do DF com apresentações de escritores e ilustradores convidados, oficinas e formação de mediadores de leitura.

O primeiro sarau de leituras no novo modelo, ocorre nesta segunda quinzena de Maio, quando começarão a ser também produzidos os eventos da Segunda edição do Festival Itinerante de Leituras Uni duni Ler, que terá como convidados: Marilda Castanha (MG), Luciano Pontes (PE), Laurent Cardon (França/SP), Guga Murray (RJ), Patrícia de Árias (Espanha/RJ) e Carlos Laredo (Espanha), além de convidados locais. Confira todos os saraus!

Sarau 1, com as escritoras de Brasília, Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves, no Jardim Botânico de Brasília

Sarau 2, com o escritor Jonas Ribeiro (SP), no Jardim Botânico de Brasília

Sarau 3 com Ivan Zigg (RJ) e Tino Freitas ( DF), na sede do Uni duni Ler

Sarau 4, com Laurent Cardon, escritor e ilustrador ( França/SP), no Jardim Botânico de Brasília

Sarau 5, com a escritora e ilustradora Marília Pirillo (RJ), o escritor Jonas Ribeiro, o escritor Tino Freitas (DF), a escritora Alessandra Roscoe (DF), no Vão da Biblioteca Nacional de Brasília

Sarau 6, com o escritor e ilustrador André Neves (POA) e o escritor Leo Cunha ( MG).

 

Saiba mais sobre as atividades no Núcleo:

http://contoscantoseencantos.blogspot.com

http://unidunilertodasasletras.wordpress.com

Deixar comentário