O projeto “Festa da Palavra” pretende provocar o prazer da leitura nos habitantes do município de Lagoa dos Gatos, agreste pernambucano, a 180 Km da capital do estado. A cidade tem 15.615 habitantes e tem em seu território dois quilombolas reconhecidos: Pau Ferrado e Cavuco. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) e apresenta o alarmante índice de 49,4% de sua população adulta analfabeta (25 anos ou mais de idade). Lagoa dos Gatos é uma cidade com poucos espaços públicos de convivência. A biblioteca pública funciona apenas como fonte de consulta para trabalhos escolares. (cortei a frase aqui pois estava estranha)Livrarias ou bancas de revistas também não acontecem na cidade. Os jovens reivindicam oportunidades de lazer no seu cotidiano, as crianças solicitam espaços infantis e os idosos só têm as calçadas para um dedo de prosa.

“Apesar desse quadro de ausência de atividades culturais como proposta de uma política pública, insistimos, desde 2008, na promoção de iniciativas pontuais para o resgate das tradições locais e a ampliação da leitura de mundo dos lagoagatenses”, conta Patrícia Vasconcellos, no Núcleo de Literatura. Diante dessa situação, e compartilhando da ideia do mestre Paulo Freire de que aquele que lê letras e palavras poderá tornar-se autor de sua própria história, lendo o mundo e transformando a realidade na qual está inserido, o Núcleo de Literatura MBL de Lagoa dos Gatos passou a desenvolver o projeto “Festa da Palavra”. “Por seu caráter informal e por seu tom de confraternização, é um evento capaz de sensibilizar a população de Lagoa dos Gatos que ainda mantém os costumes de encontros nos bancos das praças, reuniões de amigos nos dias de feira, conversas regadas ao cafezinho e à hospitalidade do povo nordestino”, explicou Patrícia.

Em sua primeira versão, a I Festa da Palavra, de 2014, foi uma realização da Caleidoscópio Editora, com produção da Lindeza e apoio do Pó de Estrelas, tendo incentivo das Secretarias de Educação, de Cultura e de Trabalho e Ação Social do município. A Festa da Palavra foi uma oportunidade para o contato com o mundo da literatura através de suas diversas linguagens, encantando públicos das mais diversas faixas etárias.

Fique atento para a programação da II Festa da Palavra, que será disponibilizada em breve!

2 Respostas para “Núcleo de Literatura MBL em Lagoa dos Gatos (PE) realiza festa literária”

Deixar comentário