O MBL propõe a organização de Núcleos de Literatura, por meio dos quais  as pessoas se encontrem, criando uma grande rede por um Brasil literário, e sejam continuamente instigadas a reconhecer-se como leitores de literatura, possam compartilhar leituras, criar e recriar histórias e textos, espalhar ideias, sentimentos, vontades, percepções, e leiam e levem a ler literatura.

O núcleo nasce da vontade de um grupo de pessoas – estudantes, colegas de trabalho, professores, amigos, vizinhos – um grupo, maior ou menor, que, reunido em torno da ideia de fazer um Brasil literário e de suas identidades e atitudes, faz o que pode para defender o direito à literatura.

Atualmente são 11 Núcleos de Literatura MBL constituídos, cada um atuando à sua maneira, defendendo o direito à literatura. São eles:

1 – Núcleo de Leituras Fabulografias – ALB – Campinas – SP

2 – Crianças, leiam comigo! – Cândido Mendes – MA

3 – Núcleo de Leitura Trem das Letras – Castanhal – PA

4 – Lelit – grupo de estudos e intervenção em literatura infantil e juvenil na escola – Santarém – PA

5 – Caleidoscópio – Lagoa dos Gatos – PE

6 –  Coletivo Canto de Página – Natal – RN

7 –  Núcleo Indez –  Papagaios – MG

8 –  Leitura Dinâmica – Pirai – RJ

9 – Barca dos Livros – Florianópolis – SC

10 – Livro – Folhas, Flores e Frutos – Garanhuns – PE

11 – Ciranda de Livros em Português – Etterbeek – Bruxelas/Bélgica

Para saber mais sobre cada Núcleo acesse a página http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/encontre-o-seu-nucleo e faça contato direto com eles. Faça parte ou inspire-se para constituição de um Núcleo em sua comunidade.

E nossas boas-vindas aos novos Núcleos constituídos! Mandem suas notícias atualizadas para também podermos publicar aqui. Envie para [email protected]

Deixar comentário