Campanha no Catarse inicia hoje, 10/10/2016, e vai até o dia 09/12/2016. Colabore para que mais pessoas possam ter acesso a tão ricas reflexões sobre esse direito. Contribuindo com esse projeto, você estará conosco construindo um Brasil literário.

Após a publicação digital do livro “No lugar da leitura: biblioteca e formação”, de Luiz Percival Leme Britto, conselheiro do Movimento, primeiro da série das Edições Brasil Literário, o Movimento por um Brasil literário lança uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse, para arrecadar R$ 30.000,00 para a impressão do livro.  

A ideia é fazer uma “vaquinha virtual”, onde as pessoas interessadas podem ajudar financeiramente o projeto em troca de recompensas – como receber o próprio livro em sua casa. A campanha funciona no “ou tudo ou nada”: ou conseguimos arrecadar o valor total em dois meses ou não recebemos nada e o dinheiro arrecadado é devolvido. Assim, não deixe para amanhã, apoie hoje a nossa campanha!

Acesse aqui: https://www.catarse.me/livro_lugarleiturabiblioteca

Sobre o livro
Os quatro artigos que Percival reuniu neste livro e cedeu para o Movimento por um Brasil Literário são resultado de palestras que apresentou em ocasiões diferentes, no Brasil e na Colômbia, sobre as leituras que se dão em bibliotecas – e sobre elas. Estas são lugares por excelência onde a presença da literatura tem seu lugar central, tornando-a “possibilidade objetiva de produção e disseminação da cultura e do conhecimento, de formação intelectual e política, de experimentação estética e afirmação subjetiva“, como o autor mesmo nos descreve na abertura da obra.

Este é o primeiro da série das Edições Brasil Literário e teve seu pré-lançamento no 1° Seminário Brasil Literário, realizado em dezembro do ano passado no Rio de Janeiro, para o qual o autor cedeu os textos. A diagramação e publicação aconteceram com o apoio da Fundação SM, parceira ativa do Movimento por um Brasil literário, e as Edições Brasil Literário tem logotipo criado pela designer Silvia Negreiros.

Publicar este livro é, para o MBL, avançar mais um degrau da longa escada que nos propusemos a subir, unindo esforços para construir um Brasil em que também a leitura da escrita literária, valorizada e desejada, esteja presente.

Agora o novo passo é conseguirmos imprimir esse livro, para que mais pessoas possam ter acesso a tão ricas reflexões sobre esse direito, que não está escrito, mas que é essencial para a construção de um país justo e digno. Contribuindo com esse projeto, você estará conosco construindo um Brasil literário.

Sobre o autor
Percival é, para mim, um dos pesquisadores brasileiros que melhor refletem sobre a leitura, na escola e na sociedade, ressaltando a importância da literatura para a vida de qualquer pessoa. À luz das teorias contemporâneas, ele nos apresenta suas ideias para compreender matéria tão complexa”, afirma Elizabeth Serra, presidente do MBL, na apresentação do livro.

Assim é o autor deste livro: nos faz rever nossas “zonas de conforto”, nos escancara um mundo além do óbvio, nos provoca com suas palavras ácidas e certeiras, nos coloca para questionar o sentido de nossas ações, aponta um caminho que nos posiciona frente a frente com nossos propósitos. Ele indaga-nos sobre nossa responsabilidade nos espaços em que atuamos, como profissionais da educação e da cultura, como seres políticos.

Doutor em Linguística e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Luiz Percival Leme Britto atua na área de Educação e Linguagem como pesquisador, professor e formador de professores; coordena o Lelit – Grupo de pesquisa e intervenção em leitura, escrita e escola – e o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa – PNAIC / Oeste do Pará. É membro do Movimento por um Brasil Literário e votante do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Entre suas publicações destacam-se A sombra do caos – ensino de língua x tradição gramatical (1997), Contra o consenso – cultura escrita, educação e participação (2003) e Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio (2012), todos pela Editora Mercado de Letras, e Ao revés do avesso: leitura e formação, pela Editora Pulo do Gato.

Financiamento Coletivo
O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é uma espécie de “vaquinha virtual”, onde as pessoas interessadas podem ajudar financeiramente o projeto em troca de recompensas. Tudo com a satisfação de apoiar um projeto de seu interesse e se tornar um mecenas da cultura. Se a meta estipulada for atingida, o projeto recebe o dinheiro arrecadado para viabilizar a ideia. Caso contrário, aqueles que contribuíram recebem, na íntegra, o valor de volta. Não há risco de qualquer um dos lados sair perdendo.

Como colaborar?
É muito simples, leia as recompensas à direita desta página (ou no menu “recompensas” caso você esteja acessando de um dispositivo móvel) e escolha a que melhor lhe atende. Clique sobre ela, selecione a forma de pagamento e finalize o processo. Rápido, prático e seguro. Importante: o livro somente será lançado se alcançarmos a meta.  Portanto, vamos lá: chegou a hora de apoiar o projeto. Você também pode apoiar compartilhando, divulgando e mostrando esta página para alguém especial que você acha que tem tudo a ver com o projeto.

Acesse aqui: https://www.catarse.me/livro_lugarleiturabiblioteca

Deixar comentário