Captura_de_Tela_2014-09-30_às_12.09_.05_

Confira um pouco sobre os quatro novos núcleos do Movimento por um Brasil literário! Agora somos 15 espalhados pelo Brasil e já tivemos notícias de algumas gestações!

Brasília – DF

UNI DUNI LER começou como Clube de leitura, voltado para bebês e pré-leitores em 2009 e em 2013/2014 realizou no Distrito Federal com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e apoios diversos o I Festival Itinerante de Leituras, que trouxe escritores, ilustradores, contadores de história, especialistas em primeira infância, e mediadores de leitura renomados e reconhecidos no Brasil e no exterior para realização de vários eventos e atividades de leituras partilhadas, oficinas, encontros em creches e asilos públicos, em feiras e parques, sendo um sucesso de público e mídia. A proposta é difundir o prazer de ler com crianças e suas famílias e expandir o alcance dos benefícios da leitura a um grupo específico também: o dos idosos, que podem encontrar nas histórias uma forma de reconstruir memórias. Coordenado pela escritora, jornalista e mediadora de leituras, Alessandra Roscoe, o Uni duni Ler é mais que um clube de leitura, virou projeto e se expandiu também para outros públicos específicos como bebês cegos e idosos pacientes de Alzheimer. Funciona com acervo próprio, itinerando leituras no Distrito Federal e também como atividade permanente com a ciranda literária semanal que acontece toda terça-feira desde 2009 com bebês e pré-leitores numa creche em Brasília, em que as famílias sócias do clube levam livros para ler em casa.

Saiba mais

Ponta Grossa – PR

“Os poentes da minha terra
São belos,
Tão belos,
Mas tão belos
Como nunca ninguém viu fora daqui.
Uns são roxos… outros amarelos…
Outros de bronze com pedrinhas de rubi…” Anita Philipovski

Anita em seus textos, em prosa ou em verso, dedicou-se a evocar a cidade de Ponta Grossa e hoje nós reconhecemos sua importante participação na construção de uma comunidade leitora que valoriza as preciosidades locais, homenageando-a como patronesse deste Núcleo, que busca por integrar professores, alunos, pesquisadores e comunidade em geral em torno da leitura.

Saiba mais

Prado – BA

Estou criando uma Biblioteca Comunitária. Sou mestre em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo e professora aposentada. Há quatro meses mudei para o estado da Bahia, para morar numa vila de pescadores ao sul Bahia. Aqui há aproximadamente 4000 habitantes. A ideia da biblioteca surgiu da necessidade de fazer circular o meu acervo literário (cerca de 300 livros), adquirido ao longo da minha vida. Ao lançar e publicar a ideia em minha página no facebook, imediatamente consegui o apoio de muitas pessoas. Cheguei a receber um acervo de 500 livros didáticos (que serão destinados a pesquisas), doados por uma prefeitura do Espírito Santo e continuo recebendo muitos livros literários e ainda estou comprando outros. Ainda precisarei de muitos livros de literatura infantil, pois quero abranger mais efetivamente as crianças e os jovens. Tomei conhecimento do movimento somente hoje, mas gostaria de participar e envolver outras pessoas da comunidade.

A Biblioteca Comunitária recebeu o nome de “Mar & Livros” , porque o povoado é à beira-mar, lugar sossegado, tranquilo, romântico, com uma natureza exuberante em seu entorno, ideal para se desenvolver o hábito da leitura. Durante toda minha vida (tenho 58 anos) fui apaixonada pelos livros e sempre que podia comprava-os. Agora com um acervo de mais 300 livros, senti a necessidade de praticar o desapego, ao mesmo tempo em que poderia realizar um trabalho comunitário, voluntário e social nesse lugar simpático que me acolheu tão bem. Como tenho uma casinha onde guardo materiais de jardim e ferramentas, resolvi aumentar e reformar essa casa para abrigar os livros que farão as pessoas desse lugar mais interessantes e felizes.

Saiba mais

Unaí – MG

A Biblioteca Francisco Sérgio Dias, ou simplesmente Chico Dias, funciona integrada ao Centro de Cultura Maria Torres Gonçalves, entidade cultural sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Teatral Fênix. As ações da biblioteca vão além das suas salas, a biblioteca leva leitura à praças públicas, pátios de empresas, bares. Realizamos bate papos com escritores, Café Filosófico, Feiras Literárias, Café com Poesia, entre outras ações com objetivo vai de incentivar e estimular o hábito da leitura.

Saiba mais

Uma Resposta para “Movimento por um Brasil literário dá as boas vindas a quatro novos núcleos”

Deixar comentário