Quatro novos núcleos foram criados: em Irupi (ES), Balneário Camboriú (SC), Araraquara (SP), e Ilhéus (BA). Com isso, contamos agora com 19 Núcleos de literatura MBL, sendo 18 no Brasil e um em Bruxelas, na Bélgica. Confira mais sobre os novos Núcleos!

Captura_de_Tela_2014-09-30_às_12.09_.05_

 

Irupi (ES) – Feira Literária de Irupi

A FLIR (Feira Literária de Irupi) nasceu de uma proposta pedagógica de leitura do livro Dom Quixote e Revolução dos Bichos, onde os alunos, depois de ler a obra, teriam que apresentar um seminário falando da temática e de que forma ele foi cativado pela leitura. O objetivo era melhorar a escrita e desenvolver  o gosto pela leitura. O projeto baseou-se também nos estudos teórico-metodológicos de Roger Chatier, histórico cultural, Regina Zilbermam e a importância e a responsabilidade  da escola no desenvolvimento humano e ontológico  do homem e Marisa Lajolo e a importância da leitura na escola, principalmente romances.

Foi um desafio que resultou com leituras de outras obras e, também, em uma feira literária.  A ação deve continuar e ter desdobramentros   nos próximos anos. Os alunos publicaram um site, que está a todo vapor, confira! http://www.feiraliterariadeirupi.org/

Saiba mais

 

Balneário Camboriú (SC) – Amigos da Cultura

O Instituto Amigos da Cultura desenvolve ações culturais, entre as quais estão o incentivo ao livro e à leitura. Promove ações culturais e sociais que incentivam o aprendizado, com apresentação do livro de Direitos Humanos Ilustrado, com palestras e atividades relacionadas ao tema de direitos das crianças.

Realizam o projeto desde 2010, com diversas ações, palestras, questionários, publicação, divulgação, venda e doação dos livros. Justifica-se o desenvolvimento Social “Meu Mundo é Seu Mundo – Meu Direito é Seu Direito” como alternativa de inserir os valores fundamentais através da cultura, num pensar e repensar sob a ótica do mundo de inclusão social e a diversidade cultural. A integração entre a comunidade proporciona a oportunidade da liberdade de expressão, reflexão crítica e construtiva acerca dos temas e dos conteúdos sociais e culturais. Nessa perspectiva, desenvolve-se o Projeto Social “Meu Mundo é Seu Mundo – Meu Direito é Seu Direito” a fim de promover com os alunos e a comunidade a sociabilidade e construção da cultura cidadã. O aprendizado oferece oportunidade para uma vida melhor; a educação e o conhecimento trazem a esperança para que todos vivam em harmonia, tornando-se cidadãos conscientes de seus direitos e garantias. Todos têm o direito de crescer e prosperar em ambiente saudavél, com direito e garantias de compreensão, justiça e solidariedade entre os povos.

Saiba mais

 

Araraquara (SP) – Academia de Letras do Brasil Araraquara

A ALB/ARARAQUARA tem como finalidade congregar os escritores, pesquisadores, estudantes de língua portuguesa e leitores, residentes no Brasil ou não, tendo como foco um diálogo com a sociedade e por meio deste difundir a literatura e a cultura brasileira. Seja através de projetos e parcerias com governos, ou entidades, ou das ações oriundas das atividades acadêmicas.

Levar a comunidade brasileira residente no Brasil não só o resultado das criações dos escritores e pesquisadores, mas ser um fórum permanente de discussão, integração e de escuta destas comunidades. Atuando como mediador e interlocutor das mesmas, com governos e organismos da sociedade civil organizada no Brasil e no exterior.

Saiba mais

 

Ilhéus (BA) – Ouropreteando

O trabalho foi iniciado em 1994 com adesão ao PROLER. De lá pra cá, estão em ação permanente. Agora, almejam participar ativamente do Movimento por um Brasil Literário, e juntamente desenvolver trabalhos nos quais a literatura brasileira e formação de comunidade de leitores literários sejam a tônica.

Colaboram com a imprensa mineira e baiana através de publicações de artigos, resenhas e críticas literárias. Além disso, oferecem consultoria cultura e oficinas literárias em diversas instituições culturais e espaços artísticos e culturais.

Saiba mais

Deixar comentário