Entre outubro e novembro, os integrantes do Movimento por um Brasil literário organizaram e participaram de diversas mesas, seminários, circuitos literários e outros eventos pelo Brasil. Confira abaixo alguns deles!

 

30 de setembro a 03 de outubro – IV Jornada do Vale Histórico

A II Jornada Literária do Vale Histórico aconteceu de 30/09 a 03/10, em Lorena e em Guaratinguetá, e contou com a presença de Luiz Percival Britto e Volnei Canônica em uma mesa sobre ler, levar a ler e defender o direito de ler literatura.

04 a 06 de novembro – IV Seminário Lelit

O Lelit – grupo de estudos e intervenção em literatura infantil e juvenil na escola –, Núcleo de Literatura MBL, entre os dias 04 e 06 de novembro, realizou o IV Seminário Lelit, com o tema “Ler Literatura: aprender e viver”, com a participação de Luiz Percival L. Britto, Fabíola Farias, e Maria das Graças Monteiro Castro, todos também integrantes do Movimento por um Brasil literário. O evento ainda contou com o Sarau Literário “Bartolomeu Campos de Queirós”, na noite do dia 05/11.

06 a 08 de novembro – FLIN [Feira Literária de Natal]

10689998_10205275310546937_6880802273453052239_n

O projeto é promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e foi realizado na Praça Augusto Severo, Ribeira, dentro da programação do Natal em Natal 2014. O Festival Literário de Natal trouxe abordagens que transitam entre o romance e a memória, passando pelas biografias e ícones nacionais e potiguares, a arquitetura e vida editorial de Oscar Niemeyer e ainda o ineditismo em Natal da apresentação do espetáculo lítero-musical “Outra Hora da Estrela – Uma homenagem a Clarice Lispector”, além de uma exposição inédita do Instituto Moreira Sales.

Cláudia Santa Rosa, coordenadora do Núcleo de Literatura MBL de Natal, coordenou o evento “Espaço do Professor Leitor”, dentro da programação do FLIN, no dia 06/11. Na ocasião, foi divulgado o Movimento, assim como foram distribuídos materiais para os interessados. Confira fotos aqui.

07 de novembro – A Poesia e seus caminhos de fazer ler

20141107_134846

Em parceria com a Livraria Paulinas, o painel e mini curso sobre criação e atuação dos Núcleos de Literatura MBL contou com a presença de Ana Paula Cecato (professora, da Câmara Riograndense do Livro); Ninfa Parreiras (escritora e integrante do MBL), Regina Zilberman (pesquisadora e professora, integrante do MBL) e Volnei Canonica (promotor de leitura, do Instituto C&A, e integrante do MBL), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em breve, postaremos os textos escritos por eles e apresentados no evento!

12 a 16 de novembro – Circuito Literário Praça da Liberdade

10599532_747503115324370_7973978357151733672_n.jpg

O Circuito Cultural Praça da Liberdade realizou, entre os dias 12 e 16 de novembro, o Circuito Literário Praça da Liberdade. Com o mote “Uma pausa para você e as palavras”, o evento propôs uma pausa para a leitura, em meio à agitação do dia a dia, e transformou a Praça da Liberdade em uma cidade das palavras. A programação incluiu atividades nos turnos manhã, tarde e noite e seguiu distribuída em Programação geral, Oficinas, Ações e exposições permanentes, e Educativo e programação Infantil. Todas as atividades foram gratuitas e para todas as idades e ocuparam a Praça da Liberdade e os espaços que integram o Circuito.

Além das atrações ofertadas pelos próprios espaços, uma equipe de quatro curadores pensou atividades diferenciadas para o Circuito Literário Praça da Liberdade, entre eles, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Públicas e dos projetos de promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de BH, e integrante do MBL, Fabíola Farias. E, ainda, o evento contou com a presença do Movimento por um Brasil literário, no dia 14/11, na mesa “Literatura e Biblioteca: O que queremos e o que precisamos?”, com a participação de  Christine Castilho Fontelles, integrante do Movimento por um Brasil literário, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo e coordenadora da coalizão Eu quero minha Biblioteca e de Reni Adriano, escritor e leitor público.

24 de novembro – Campanha Paixão de Ler

Captura de Tela 2014-11-27 às 12.55.15

No dia 24 novembro, às 14h, na editora Rovelle, o Movimento por um Brasil literário esteve presente, lendo poemas marginais, como parte da programação do evento Territórios Literários, integrante da Campanha Paixão de Ler, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que aconteceu de 21 a 28/11.

Compareceram Carolina Braga (editora Rovelle), Catharina Harriet (SME/RIO), Henrique Rodrigues (poeta, do SESC), Luiz Raul Machado (escritor e professor), Ninfa Parreiras (Movimento por um Brasil literário), e Suzana Vargas (escritora, Estação das Letras).

De acordo com Ninfa Parreiras, “a proposta é mobilizarmos as pessoas para a leitura de poesia. Como um movimento, a poesia vai no tempo cronológico e no tempo subjetivo tomando conta da nossa vida e das pessoas. Vai? Faz diferença ler poesia? Que caminhos a poesia toma na vida de um leitor? Como a poesia pode entrar na sala de aula de uma forma lúdica? Para que serve ler poesia?”

 

Deixar comentário