O 19º Cole – Congresso de Leitura do Brasil , com o tema “Leituras sem margens”, aconteceu de 22 a 25 de julho , na UNICAMP em Campinas, organizado pela Associação de Leitura do Brasil – ALB.

No evento, Elizabeth Serra, Presidente do MBL e Secretária Geral da FNLIJ, Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil participou do painel “Perspectivas da Leitura no Brasil”, onde fez uma rápida retrospectiva histórica do trabalho com a leitura no Brasil onde a literatura está presente. Após relatar o contexto de conquistas, de aberturas de novos espaços de discussão e de novas variadas ações de leitura, Beth Serra descreve o surgimento do Movimento por um Brasil literário, contando sobre o trabalho realizado ao longo deste tempo e a escolha de seu foco  de ação: a leitura do texto literário.

Com o auditório cheio, a leitura do Manifesto foi realizada pelos participantes, emocionando a muitos com a apresentação do vídeo de Bartolomeu com comentários sobre o Manifesto. Ao final, várias pessoas manifestaram interesse em integrar o MBL.

Também, Ninfa Parreiras, escritora, pesquisadora de literatura e integrante do MBL, ministrou mini curso sobre formação de Núcleos de Literatura MBL, quando explanou como constituir um Núcleo, quais articulações necessárias e como levar a ler e defender o direito à literatura.

Acompanhe as notícias da ALB  também em www.alb.com.br

Deixar comentário