????????????????????????????????????

O 8 Seminário Potiguar Prazer em Ler, ralizado nos dias 25 e 26 de agosto de 2014, em Natal, reuniu 632 pessoas, entre professores, mediadores de leitura e representantes do poder público. O encontro foi estruturado no âmbito do projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras, que tem agenda de atividades o ano inteiro.

O tema escolhido para esse ano foi “Navegar na literatura, construir um mar de leitores”, contando com a presença de diversos membros do Movimento por um Brasil literário, representantes do poder público e, também, com os cinco candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para quem foi entregue o pleito da Campanha Eu Quero Minha Biblioteca. “Todos comparecerm e se comprometeram com as políticas públicas de promoção da leitura”, afirmou Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), e do Núcleo Potiguar do Movimento por um Brasil literário.

Na apresentação do seminário, Cláudia explica sua proposta:

“Dizem que um mar é feito de gotas d’água, de incontáveis gotinhas que se juntam e formam oceanos navegáveis, habitats de diversas espécies marinhas, cheios de surpresas, desafiadores!

O 8º Seminário Potiguar Prazer em Ler propõe navegarmos nos mares da literatura, da arte, das histórias bem contadas, dos encantos da poesia. É uma convocação sensível para construirmos, juntos, um mar de leitores, o que já sabemos não se trata de uma tarefa simples, justamente porque requer reflexão, conhecimento, tomada de posição e compromisso com a democratização do acesso de todos ao livro e à leitura.

A 8ª edição procura ser fiel ao formato das anteriores, já consagrado por vocês. Algumas inovações ensejam o aperfeiçoamento, compromisso do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Instituto C&A, da Secretaria Municipal de Educação de Natal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim.

Leituras públicas, pronunciamentos, diálogos, relatos de experiências, lançamentos de livros, recital e espaço para muitos cochichos e conspirações literárias, compõem a programação que tem a palavra como fio condutor. Os profissionais convidados e os 600 inscritos (as) nos orgulham, são especiais, porque desejam ampliar olhares sobre o tema.

As centenas de pessoas que não conseguiram se inscrever neste 8º Seminário Potiguar Prazer em Ler nos dão a certeza de que há imensas ondas se formando, a espalharem leituras por todos os lugares.

É possível, sim, um Mar de Leitores, um Brasil Literário, um Brasil de Leitores”

Veja os detalhes das mesas e dos participantes do evento!

 

Deixar comentário