O balanço anual de 2014 do Movimento por um Brasil literário mostra uma rede em crescimento, fruto do trabalho conjunto de cada um de seus membros, parceiros e apoiadores. Nesse ano, foram mais de 10 eventos com a presença do Movimento; 19 Núcleos formados, com alguns prontos para  se constituir; cerca de 5 mil seguidores no Facebook; e 10,2 mil no Twitter. Além disso, ainda costuramos novas parcerias, contando com 12 parceiros. Veja mais detalhes abaixo!

Eventos

17 e 18 de maio – FLIST [Festa Literária de Santa Teresa]

22 a 25 de junho – COLE [Congresso de Leitura do Brasil]

30 e 31 de julho e 01, 02, 03 de agosto – FLIP [Feira Literária de Paraty]

17 de setembro – IV Seminário de Leitura

19 de setembro – Criação Literária no SESC/SC

30 de setembro a 03 de outubro – IV Jornada do Vale Histórico

04 a 06 de novembro – IV Seminário Lelit

06 a 08 de novembro – FLIN [Feira Literária de Natal]

07 de novembro – A Poesia e seus caminhos de fazer ler

12 a 16 de novembro – Circuito Literário Praça da Liberdade

24 de novembro – Campanha Paixão de Ler

Formação de rede – Núcleos

Além dos integrantes fundadores do Movimento e de demais membros, que foram agregando ao longo do tempo, ainda temos diversos Núcleos espalhados pelo país e afora. Dessa forma, encerramos o ano de 2014 com 19 Núcleos de Literatura MBL formados, sendo 18 no Brasil e 1 em Bruxelas, na Bélgica.

Materiais de Comunicação

Nesse ano foram produzidos mais dois materiais de comunicação institucionais para apoiar nossas atividades. O primeiro é o folheto para a orientação na formação de Núcleos de Literatura MBL e no fortalecimento de suas atividades. Realizamos, também, uma apresentação institucional atualizada do Movimento, que servirá para divulgação, diálogo para articulações com novos parceiros, assim como material de apoio para captação de recursos.

Facebook

Chegamos ao final do ano com quase 4,5 mil seguidores no Facebook. Durante o ano, houve um aumento significativo no número de seguidores, principalmente em períodos de eventos em que membros divulgaram o Movimento. A partir do final de agosto, quando foi feito um diagnóstico do perfil dos seguidores da página do MBL, com plano de ação estratégico, houve um aumento significativo do envolvimento na página, inclusive nos compartilhamentos, o que gera mais divulgação do Movimento e de suas ações.

Pelo alcance e envolvimento em postagens, é possível perceber que os seguidores buscaram a página do MBL por estarem sensíveis com a causa – alguns dos posts de maior envolvimento se mostraram bastante atraentes, trazendo mensagens; buscam informação de qualidade – posts que revelam dados de pesquisas ou “palavras de especialistas” que têm sido bem recebidos; e têm engajamento – como é possível verificar no envolvimento em posts que tratam do pleito “Eu Quero Minha Biblioteca”, ou que trazem dados sobre a situação das bibliotecas no país.

Twitter

Utilizando as principais ferramentas disponíveis, pudemos verificar que, hoje, o Movimento tem 10.200 seguidores, em crescimento elevado. Além disso, estamos na 616.047ª posição no ranking de contas com maiores seguidores, em cerca de 1,2 milhões de usuários totais.

Site

Conforme é possível verificar na figura abaixo, as visitas no site seguem o padrão de estatísticas das redes sociais: há mais acessos e interação quando os integrantes comparecem a eventos e divulgam o Movimento. Em 2014, tivemos uma média de 1320 acessos diários, totalizando, desde o lançamento do site, 758.346 visitas e 4.132.229 acessos a páginas.

 

Deixar comentário