O Movimento por um Brasil literário incentiva a ampla participação da sociedade para a construção coletiva de um Brasil literário, tanto de leitores e interessados no tema, quanto de especialistas, acadêmicos, professores, escritores, educadores, bibliotecários, líderes comunitários, gestores de projetos sociais e outros profissionais da Educação e da Cultura, assim como de integrantes de órgãos governamentais, compondo este mosaico diverso e fortalecendo esta rede.

Assim, com intenção de abrangência nacional, o MBL acaba de ganhar mais três novos Núcleos de Literatura, contando agora com adesão de aproximadamente 10 mil pessoas, 15 instituições parceiras e 25 Núcleos de Literatura, sendo em 14 estados brasileiros e um em Bruxelas, na Bélgica. Mato Grosso do Sul entrou na roda com Núcleo na cidade de Campo Grande; Rio de Janeiro conta com um novo Núcleo também em sua capital; e o Paraná vê nascer em Ponta Grossa mais um.

Apesar de recém-chegados junto a nós, alguns já atuam há tempos com leitura e literatura. Esse é o caso do Núcleo Proler Campo Grande, que atua há 17 anos no estado, com o objetivo de incentivar a prática da leitura e da escrita na construção da cidadania. É constituído por voluntários, como professores universitários, bibliotecários, instituições públicas e privadas, e se propõe a  atuar com formação continuada de professores e bibliotecários como promotores de leitura e escrita e a promover ações estratégicas de articulação para a valorização da leitura e da escrita junto às esferas de poder e pela consolidação de seu estatuto de prioridade nas políticas públicas de cultura e educação. Além disso, ainda estimulam a criação de bibliotecas escolares, públicas, considerando-as como núcleos difusores de ideias e conhecimentos e como centros em potencial de formação de leitores. Ou seja, já atuam há quase duas décadas por um país literário. E agora estamos juntos!

Em Ponta Grossa, no Paraná, o Núcleo de Literatura MBL Bando da Leitura já atua há 8 anos com leitura literária. O Bando da Leitura é um projeto voluntário de incentivo àleitura a partir dos diversos segmentos da arte e atua desde 2007 junto à comunidade oferecendo gratuitamente oficinas de leitura e rodas de leitura. Já o Núcleo de Literatura MBL Sala de Leitura Verônica Cappello, no Rio de Janeiro, é mais recente: funciona desde 2014 dentro de um projeto social, o Projeto Luar de Dança. Ele  tem como objetivo incentivar em crianças e adolescentes a paixão pela leitura, no sentido de desenvolver o conceito e noção de cidadania por meio da leitura literária. Atuam na região de Paciência, Bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde o acesso à cultura e à arte é restrito, e é daí que nasceu a vontade de se ter uma sala que ofereça esse tipo de ação com a comunidade.  Hoje são um grupo de 15 participantes que lêem, debatem e pesquisam sobre diversos temas semanalmente.

E você? Atua na promoção da leitura literária? Sim?! Então é por um Brasil literário! Junte-se a nós, saiba como: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/sobre-os-nucleos

Deixar comentário