Serão realizados diagnósticos locais sobre a oferta de leitura e bibliotecas nas regiões em que se situam os Núcleos de Literatura MBL

“Um movimento se faz de muitos e diversos gestos em torno de uma ideia”. É com base nessa premissa e com imensa alegria que lançamos nesse mês a primeira campanha temática para os Núcleos de Literatura MBL. Já diz o Manifesto por um Brasil literário, escrito por Bartolomeu Campos de Queirós, que “todas as atividades que têm a literatura como objeto central serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora. O apoio de todos que assim compreendem a função literária, a proposição é indispensável. Se é um projeto literário é também uma ação política por sonhar um País mais digno.”

A proposta das campanhas temáticas é que, periodicamente, sejam desenvolvidas com todos os Núcleos mobilizações em torno de temáticas para atuar em seu território, dinamizando ao mesmo tempo o lema “Ler, levar a ler e defender o direito de ler literatura”. Neste momento, já somos uma rede com 25 Núcleos distribuídos em 14 estados, e um fora do Brasil (na cidade de Bruxelas, na Bélgica). Portanto, do 1º Núcleo constituído em 2013 (Coletivo Canto de Página, em Natal/RN) é possível afirmar que crescemos e estamos mais fortalecidos, sabendo que estamos conectados e com mais condições de nos apoiarmos mutuamente.

Então, para nos (re)conhecermos melhor, começamos esta Campanha, convidando cada Núcleo a mapear um pouco o seu território. Com esta primeira etapa, nossa intenção é que cada região conheça melhor como está sua vida leitora. Há muitas iniciativas? Estão ativas? Estão articuladas entre si? Se trabalhamos e nos empenhamos por um Brasil literário, pelo direito de todos terem acesso à literatura, nos ajuda a todos conhecer um pouco mais da realidade de cada recanto onde estamos como cidadãos, e aos poucos iluminar os pontos que poderão ser disseminadores de uma nova cultura leitora. Vamos juntos?

E você? Atua na promoção da leitura literária? Sim?! Então é por um Brasil literário! Junte-se a nós, saiba como: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/sobre-os-nucleos

4 Respostas para ““Ler e levar a ler”: Núcleos de Literatura MBL mobilizam-se em torno de campanha”

Deixar comentário