Não é por acaso que o Dia Nacional da Leitura e o Dia das Crianças são comemorados na mesma data, 12 de outubro. Estudos recentes demonstram que quanto mais cedo o livro for apresentado à criança, mais chance ela tem de se tornar leitora. Os números indicam que nesse processo de formação do comportamento leitor, pais, mães e professores são os atores mais importantes.

Para celebrar a data de hoje, o Movimento por um Brasil literário preparou uma surpresa: a partir de agora é possível ver e participar online da Campanha por um Brasil literárioVeja como aqui. Outro importante aporte do MBL para o dia de hoje é o link para o documentário “A palavra conta”, que percorreu o Brasil todo colhendo depoimentos de pessoas comuns sobre sua ligação com a leitura literária. Assista aqui, no canal do MBL no youtube.

Para nós, como diz o Manifesto por um Brasil literário, “liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância. Tais substâncias são também pertinentes à construção literária. Daí, a literatura ser próxima da criança. Possibilitar aos mais jovens acesso ao texto literário é garantir a presença de tais elementos – que inauguram a vida – como essenciais para o seu crescimento. Nesse sentido é indispensável a presença da literatura em todos os espaços por onde circula a infância. Todas as atividades que têm a literatura como objeto central serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora. O apoio de todos que assim compreendem a função literária, a proposição é indispensável. Se é um projeto literário é também uma ação política por sonhar um País mais digno.”

Feliz Dia Nacional da Leitura! Feliz Dia das Crianças!

Deixar comentário