A Festa Literária de Santa Teresa chega a sua quinta edição nos dias 4 e 5 de maio,  homenageando a escritora Ana Maria Machado,  com uma programação intensiva e divertida de leituras, lançamentos de livros, apresentações e debates. Entre as palestras, haverá uma mesa do MBL com o professor e pesquisador  Luiz Percival Leme de Brito, da Universidade Federal do Oeste do Pará e a escritora e psicanalista Ninfa Parreiras, ambos integrantes do Movimento. O tema da mesa será: Ler, levar a ler e defender o direito de ler literatura. Coordenadora do Grupo de Trabalho de formação de núcleos do MBL, Ninfa acredita que para defender o direito de ler, cada qual deve ler e levar outras pessoas a fazerem o mesmo. “Ao afetarmos o outro, cumprimos a missão de defensores do direito de ler”, diz.

Uma iniciativa do Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT),  a FLIST está repleta de bons motivos para comemorar: recebeu no dia 25 de abril, moção da assembléia legislativa do Rio de Janeiro. Em 2011, já havia recebido o Prêmio Viva Leitura . A FLIST soma-se a outras iniciativas literárias para transformar o Brasil em um pais de leitores. A inspiração vem da consagrada FLIP e as semelhanças não são poucas. Santa Teresa é também um local histórico. A festa acontece no Parque das Ruínas, um casarão tombado, situado no alto do morro, que foi, no passado, reduto da vida inteligente e boêmia do Rio de Janeiro. Na comemoração dos cinco anos da FLIST, os diferentes espaços da festa serão batizados com o nome dos autores homenageados em todas as edições: Lygia Bojunga, Manoel de Barros, Bartolomeu Campos de Queirós, Joel Rufino dos Santos e Ana Maria Machado.

Ana Maria Machado brindará a festa com sua presença. As homenagens incluem leituras públicas de trechos de sua obra como Camilão, o Comilão e No Barraco dos Carrapato. Nascida em Santa Teresa, Ana Maria, ao longo de 40 anos de carreira, já publicou mais de 100 livros. Ao todo, foram mais de 18 mil exemplares vendidos no Brasil e no mundo. Os prêmios foram tantos que a autora diz já ter perdido a conta. A FLIST contará também com  tributos a Vinicius de Moraes, Jamelão e Rubem Braga com leituras e debates sobra a obra destes autores.

FLIST
Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro
4 e 5 de maio de 2013

Deixar comentário