A partir deste mês, uma série de eventos literários mobiliza leitores para participar de encontros com autores nacionais e internacionais. Em Santos (SP), a 3ª Tarrafa Literária reúne, desde ontem, autores como Fernando Morais, Mário Bortolotto, Mario Prata e Laerte. Para as crianças, a Tarrafinha tem contação de histórias com as irmãs Klink, filhas do navegador Amyr Klink, encontro com o escritor Ilan Brenman e leitura de histórias sobre o porto de Santos. A Tarrafa literária acontece até 28 de agosto.

Em Passo Fundo (RS), a 14ª Jornada Literária de Passo Fundo, teve início na segunda (22) e continua até sexta (26). O evento sedia o 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural e este ano discute “Culturas, leituras e interações: das comunidades orais às redes sociais”. Participam dos debates pesquisadores de universidades da Espanha, Estados Unidos, México, Brasil, Guatemala, entre outros.

De 1º a 11 de setembro, no Rio de Janeiro, acontece a XV Bienal do Livro do Rio. Estarão presentes autores como Ferreira Gullar, Ana Maria Machado, Andrea del Fuego, Luis Fernando Veríssimo. A Bienal recebe também a escritora norte-americana Anne Rice, autora de “Entrevista com o vampiro”, os angolanos Gonçalo M. Tavares e Pepetela, dois dos mais importantes autores de língua portuguesa e o norte-americano Leonard Mlodinow, autor do best-seller “O andar do bêbado”.

Em novembro, o Movimento por um Brasil literário participa do Festival Literário de Cataguases (FELICA). Com o tema “A poesia da vida”, o festival acontece de 10 e 12 de novembro, em Cataguases (MG) e recebe poetas como Bartolomeu Campos de Queirós, autor do Manifesto por um Brasil literário, Chacal, Elisa Lucinda, Otávio Junior, criador do projeto “Ler é 10 Favela” no Complexo do Alemão, entre outros.

Para mais informações acesse os links dos eventos, em destaque.

Deixar comentário