Neste ano, o Movimento ganhou novo site, oito novos Núcleos de Literatura, participou de feiras e congressos literários e lançou o primeiro livro do Edições Brasil Literário.

Começamos o ano com uma boa notícia: o Movimento por um Brasil literário estava de cara nova em sua página virtual. Agora o site é mais acessível, com todo o acervo organizado e com uma busca simplificada para quem deseja beber mais das fontes do Movimento e se aprofundar sobre o direito à leitura literária. Além disso, reformulamos o cadastro de Núcleos de Literatura e a visualização de sua disposição pelo país. Temos também um grande calendário de eventos de leitura e literatura pelo país! Navegue pelo mundo da leitura literária, acesse o site do Movimento: www.brasilliterario.org.br

Ainda, neste ano, oito novos Núcleos de Literatura MBL juntaram-se ao Movimento. Eles estão em Belo Horizonte (MG), Bezerros (PE), Boqueirão (PB), Caxias (MA), Goiânia (GO), Paraty (RJ), Pirapora (MG), e Vilhena (RO). Somos 34 Núcleos de Literatura MBL, em 17 estados brasileiros e um em Bruxelas, na Bélgica. Conheça os Núcleos de Literatura e saiba como constituir um: http://www.brasilliterario.org.br/nucleos-de-leitura/encontre-o-nucleo/

Edições Brasil Literário lançou em 2016 seu primeiro livro: “No lugar da leitura: biblioteca e formação” , de Luiz Percival Leme Britto, está disponível para acesso gratuito em formato digital no site do Movimento. Os quatro artigos que Percival reuniu neste livro e cedeu para o Movimento são resultado de palestras que apresentou em ocasiões diferentes, no Brasil e na Colômbia, sobre as leituras que se dão em bibliotecas.

Este é o primeiro da série das Edições Brasil Literário e teve seu pré-lançamento no 1° Seminário Brasil Literário, realizado em dezembro do ano passado no Rio de Janeiro, para o qual o autor cedeu os textos. Publicar este livro representa, para o Movimento, avançar mais um degrau da longa escada que nos propusemos a subir, unindo esforços para construir um Brasil em que também a leitura da escrita literária, valorizada e desejada, esteja presente. Fica aqui o convite à leitura: http://www.brasilliterario.org.br/publicacoes/no-lugar-da-leitura-biblioteca-e-formacao-de-luiz-percival-leme-britto/

Dentre muitos eventos, feiras, festas literárias, de que o Movimento participou neste ano, através de seus conselheiros, Núcleos e membros, destacamos três para esta retrospectiva. O 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que ocorreu entre os dias 08 e 19 de junho, no Rio de Janeiro, contou com a presença do Movimento por um Brasil literário na mesa “Ler, levar a ler, defender o direito de ler literatura” com a participação de Nilma Lacerda e Marcio Vassallo, com a coordenação de Áurea Alencar.

Ainda, no dia 30 de junho, Simone Monteiro, do Movimento por um Brasil literário, participou de audiência pública na Câmara  Municipal de Paraty/RJ, que discutiu emendas ao Projeto de Lei do Senado Federal nº 294, de 2005, que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL). A audiência ocorreu durante a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Outro destaque foi a presença no 20° Congresso de Leitura do Brasil (COLE), no dia 14/07, representado pela conselheira do Movimento, Christine Fontelles e, pela coordenadora do Núcleo Biblioteca Comunitária “Mar&Livros” (Prado, BA), Maria Angélica Almeida. Elas levaram o debate sobre sua Rede de Núcleos, à luz da ideia da literatura como direito inalienável.

2017 vem aí!
Em 2017, o Movimento por um Brasil literário continua ativo nas atividades de sua rede de Núcleos, conselheiros, membros. Infelizmente, o principal apoiador financeiro do Movimento, o Instituto C&A está em um momento de realinhamento estratégico e deverá deixar de investir diretamente nas agendas hoje tocadas, como educação e leitura. Assim, o Movimento por um Brasil literário passa por um momento de necessidade de apoio e articulações para que siga nesse caminho que trilha há mais de 7 anos. Dessa forma, toda contribuição é bem-vinda para manter a plena atividade do Movimento por um Brasil literário. Contamos com sua colaboração.

Para o ano que vem, está sendo planejada a 2ª edição do Seminário Brasil Literário. Ela deverá ser realizada no final do primeiro semestre de 2017, em São Paulo. Neste momento, estamos finalizando o projeto em busca de parceiros para a realização do Seminário. Fiquem de olho, em breve mais notícias.

Agradecemos por estarem conosco por um Brasil literário em mais um ano de lutas, desafios, e também conquistas. Seguimos com esse nosso norte vivo e necessário.

Deixar comentário