De janeiro a maio deste ano, sete novos Núcleos de Literatura MBL juntaram-se ao Movimento. Eles estão em Belo Horizonte (MG), Bezerros (PE), Boqueirão (PB), Caxias (MA), Goiânia (GO), Paraty (RJ), e Pirapora (MG). Somos 37 Núcleos de Literatura MBL, em 15 estados brasileiros e um em Bruxelas, na Bélgica. Conheça os sete novos Núcleos abaixo.

 

Núcleo Praxis de Leitores – Belo Horizonte (MG)

“A Praxis, a partir de recursos da AGESIN, Associação de Gestão e Engenharia de Sistemas de Informação, criou, no ano de 2014, uma cultura de formação continuada para bibliotecários, educadores e engenheiros, com o objetivo de atualizar profissionais dessas áreas para melhor atendimento ao mercado brasileiro. Desses encontros foram surgindo grupos de pessoas interessadas em dar continuidade aos diálogos e interações surgidas nesse espaço educativo, formando uma comunidade de prática que se reúne tanto fisicamente no Espaço de Conviviência Praxis, como virtualmente, a partir de fóruns, redes sociais e sites dos grupos organizadas para esse fim.

A partir daí, palestras, seminários, trocas de textos, livros, leituras, apresentação de filmes e etc, têm sido uma constante e um bom motivo de encontro e convivência desse grupo que tem aumentado a cada interação. “A oportunidade de nos integrarmos ao Movimento Brasil Literário chega em boa hora, onde poderemos demonstrar com nossas comunidades de práticas que educação e cultura ficam melhores quando sonhadas junto.”

Saiba mais: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/encontre-o-seu-nucleo/nucleo-praxis-de-leitores

 

AMALB: Associação do Movimento Artístico e Literário de Bezerros – Bezerros (PE)

“A AMALB é uma Associação de direito privado criada em junho 2014, depois de um curso de escrita literária na cidade de Bezerros, no agreste de Pernambuco. É resultado de um movimento literário existente desde 2003, cujo interesse maior é promover o acesso e a divulgação das letras e das artes naquele município. Tem por missão promover atividades de literatura e leitura, pesquisa, resgate, edição, divulgação, cultivo e preservação de todas as formas de leitura (culta e popular) associada às demais artes.”

Saiba mais: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/encontre-o-seu-nucleo/amalb-associao-do-movimento-artstico-e-literrio-de-bezerros

 

FLIBO: Feira Literária de Boqueirão – Boqueirão (PB)

Romper fronteiras e levar a literatura para todos os espaços, talvez tenha sido uma das primeiras motivações por trás da criação da Feira Literária de Boqueirão (FLIBO); algo que chamasse a atenção para um grupo de escritores, saídos do “interior do interior” da Paraíba, mas precisamente da região do Cariri Paraibano.

Na programação, contação de história, música na praça, teatro, saraus, oficinas, bate-papo com autores, lançamentos literários, cordelistas, violeiros… No primeiro dia, a cidade vai recepcionar os visitantes e autores vindos de várias partes do país, com a MARCHA PELA LITERATURA, percorrendo as principais ruas da cidade até a Praça da ABES.

Saiba mais: http://www.brasilliterario.org.br/nucleos/feira-literaria-de-boqueirao-flibo/

 

NALBE: Núcleo de Apoio à Leitura e Biblioteca Escolar – Caxias (MA)

“O NALBE – Núcleo de leitura de apoio à leitura e biblioteca escolar surgiu da necessidade de disseminar a leitura e fomentar o gosto pela leitura em nosso alunado. Desde sua criação, apresentou horizontes de transformações e, ao mesmo tempo, ofereceu aos professores e educadores, de 1º ao 9º anos, uma oportunidade para realizarem atividades, produzirem conhecimentos, bem como o delineamento de propostas de intervenção-solução em favor de uma educação de qualidade. Como profissionais da educação, os integrantes do NALBE têm como preocupação primordial a formação do alunado, desejando que se tornem cidadãos responsáveis, participativos e autônomos, capazes de alargar horizontes intelectuais. Em outras palavras: que tenham condições de “ler o mundo” em que inserem buscar soluções viáveis para seus problemas e de seu meio.”

Saiba mais: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/encontre-o-seu-nucleo/nalbe-nucleo-de-apoio-leitura-e-biblioteca-escolar

 

LIBRIS – Laboratório do Livro, Leitura. Literatura e Biblioteca – Goiânia (GO)
O Laboratório de livro, leitura, literatura e biblioteca da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG , sede do Comitê do PROLER e vinculado ao Curso de Biblioteconomia. Congrega três bibliotecas:

1- Biblioteca Escolar Modelo / Educação Infantil / Creche UFG;

2- Biblioteca Escolar Modelo da Faculdade de Educação da UFG / NUFOP- Núcleo de Formação do Professor;

3- Biblioteca Infantil e Juvenil do Grande Hotel/Secretaria de Municipal de Cultura de Goiânia. Atende o trabalhador do transporte coletivo, eixo Norte-Sul.

O laboratório se organiza para oferecer o acesso à bibliotecas destinadas ao público escolar, infantil, e jovem, com uma infraestrutura que resgate a importância da biblioteca como equipamento social indispensável na formação do indivíduo.

Para tanto, os bolsistas, estagiários e alunos dos curso de biblioteconomia e pedagogia acabam por compreender toda a funcionalidade de uma biblioteca, desde aquisição, passando pelo processamento técnico, organização na estante e empréstimo e elaboração de projetos de incentivo e promoção da leitura. A biblioteca tem se tornado referência no curso da UFG, por não existir nenhum projeto com este molde, voltado ao público infantil, além de possibilitar o contato com as ações a serem desenvolvidas após a formação na atuação profissional.

Saiba mais: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/encontre-o-seu-nucleo/libris-laboratorio-do-livro-leitura.-literatura-e-biblioteca

 

Biblioteca Casa Azul – Paraty (RJ)

“A Biblioteca Casa Azul é considerada uma referência de biblioteca comunitária em Paraty, com programação permanente de mediação de leitura, artes visuais, novas tecnologias, literatura, produção de textos, palestras e encontros.

É um espaço de interações multimídias, multigeracional, mantendo, como estrutura viva e dinâmica, a função pública de um espaço de encontro. É através do convívio que promove o acolhimento e irradiação de novos valores de cidadania cultural

As atividades propostas têm a cidade como eixo transversal de suas ações. Por isso realiza parceria com instituições públicas e não governamentais, escolas públicas e privadas, associações de moradores e comunidade local, bem como programas de educação não-formal e formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, oficinas e cursos.”

Saiba mais: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/encontre-o-seu-nucleo/biblioteca-casa-azul

Clube Literário Tamboril – Pirapora (MG)

O Clube Literário Tamboril é uma associação sem fins lucrativos que promove ações de incentivo à leitura e à fruição literária (produção literária, vídeo-poemas, promoção da literatura local, realização de saraus, teatro, contação de histórias), além de atividades formativas como oficinas de contação de histórias, declamação, escrita criativa, ilustração, etc.

No início do ano de 2014, o Clube Literário Tamboril iniciou suas atividades como um coletivo de pessoas que tinham como interesse comum a literatura. Em 2015, o coletivo oficializou a existência do Clube como uma associação sem fins lucrativos. Cresceu em número de membros e colaboradores, formando uma rede local que atua em prol da literatura e da poesia que costura todas as expressões artísticas.  O grupo hoje é composto por escritores, leitores, educadores e artistas do teatro, dança e artes visuais que dedicam parte do seu tempo para promover ações diversas de promoção da literatura e da arte.

Saiba mais: http://www.brasilliterario.org.br/nucleos/clube-literario-tamboril/

 

Gostou?

Conheça o que são os Núcleos de Literatura MBL e inscreva o seu: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/nucleos/sobre-os-nucleos.

3 Respostas para “De janeiro a maio de 2016, sete novos Núcleos de Literatura MBL juntam-se ao Movimento”

Deixar comentário