Nos dias 14 e 15 de junho, acontece o segundo bloco de seminários do Conversas ao Pé da Página. O evento debate Leituras no Século XXI, com a presença da poeta, ensaísta e professora cubana Emília Gallego e da escritora e ensaísta argentina Maria Teresa Andruetto, ganhadora do prêmio Andersen em 2012. A tarde do dia 14, abordará o comportamento leitor de jovens, com a participação da artista plástica, fotógrafa e jornalista Marie Ange Bordas, autora de diversos livros infantis, de Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, doutora em artes (Unicamp), professora, documentarista e escritora, e do premiado romancista, roteirista de cinema e professor Paulo Lins, autor deCidade de Deus.

A manhã do dia 15 de junho será ocupada por debates acerca dos desafios para a formação de leitores. Participam da discussão a professora argentina Cecília Bajour, especialista em literatura infantil e juvenil com forte atuação na formação de professores e mediadores de leitura, o escritor, editor e ensaísta mexicano Daniel Goldin, criador do projeto editorial para crianças e jovens do Fondo de Cultura Econômica, e a bibliotecária francesa Geneviève Patte, promotora de leitura para crianças, especialmente em situações de vulnerabilidade.

A tarde do dia 15 será dedicada à conversar sobre poesia. Foram convidados para a mesa, o poeta e integrante do Sarau Cooperifa Márcio Vidal Marinho, comunicador comunitário e professor de português na rede estadual. Ele discutirá com o rapper Rappin Hood, uma das vozes mais emblemáticas do hip hop de São Paulo.

O evento conta ainda com duas oficinas: “O corpo, o livro e a construção de sentido. Um passeio pelas histórias para compreender os dilemas do presente”, com o mexicano Daniel Goldin e “Afinando os sentidos: ler e escrever imagens para recontar seu mundo”, ministrada por Marie Ange Bordas.

Faça a sua inscrição pelo site www.conversapepagina.com.br

CONVERSAS 2012
CRIANÇAS E JOVENS NO SÉCULO XXI LEITORES E LEITURAS

CONVERSAS AO PÉ DA PÁGINA é um seminário, organizado em vários encontros, em torno de temas que se referem à literatura, leitura, formação de leitores e livros para crianças e jovens. O propósito central das CONVERSAS é de promover um intercambio de experiências e de conhecimentos cuja reflexão e discussão contribuam para a formação de todos os interessados pelo tema. A ideia de intercambio se viabiliza com a presença de figuras de destaque internacional, tanto no plano da reflexão como da prática, que dialogam com especialistas nacionais de prestígio.

CONVERSAS AO PÉ DA PÁGINA aposta nesta ideia, na linguagem ágil dos expositores, no dialogo e no debate. Assim como numa estrutura com começo, meio e fim de modo a que cada encontro seja um passo adiante, acumulativo das reflexões anteriores.

O objetivo de CONVERSAS AO PÉ DA PÁGINA reside na promoção de uma reflexão sobre o papel e a importância da leitura; sobre as praticas que promovem a formação de mediadores; sobre as formas de incentivo à atividade leitora com ênfase no foco da leitura literária; sempre tendo o mediador e a sua formação leitora como principal destinatário.

CONVERSAS AO PÉ DA PÁGINA surgem por primeira vez em 2011. O seu sucesso ficou implícito no alto numero de inscrições, nas avaliações e nas manifestações altamente positivas de todos os presentes tanto no que se refere à conteúdo como à organização. Com uma experiência acumulada de 6 seminários em 2011, tanto no plano da formulação como da produção dos seminários, a coordenação e curadoria do evento, de saída apoiadas pelo SESC, seu principal realizador, e pelos parceiros, dá inicio às CONVERSAS AO PÉ DA PÁGINA 2012, numa versão ampliada e diferenciada.

O Seminário deste ano versará sobre CRIANÇAS E JOVENS NO SÉCULO XXI LEITORES E LEITURAS.

CONVERSAS AO PÉ DA PÁGINA
•    Coordenação e Curadoria – A Cor da Letra e Revista Emília
•    Realização – SESC
•    Parceiros Patrocinadores: Instituto C&A, Coordenadoria de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Fundação Banco do Brasil
•    Apoios: Instituto Tomie Ohtake, Instituto Lambari, Astro Café e Associação ACCES.

Deixar comentário