Captura_de_Tela_2014-12-04_às_13.46_.19_

O documento consolida uma série de trabalhos coordenados pela SAE/PR resultantes de cooperação técnica entre a SAE/PR, o Instituto Ecofuturo, parceiro do Movimento por um Brasil literário, e a ENAP. O objetivo desses trabalhos foi a preparação e a realização da Oficina de Discussão: “Leitura e Escrita de qualidade para todos”, realizada em outubro de 2013, em Brasília. Essa oficina contou com a participação de 36 especialistas: membros da academia, de órgãos públicos e de diversas organizações da sociedade civil, inclusive o MBL, todos vinculados ao campo da leitura

Este documento está estruturado em duas partes principais. A primeira apresenta um arcabouço analítico, resultante da preparação para essa oficina, que tem como objetivo facilitar a organização da reflexão, da discussão e do debate sobre políticas, programas e ações dirigidas à promoção da leitura. A segunda parte apresenta o relato dos resultados dessa oficina.

Trata-se de um material valioso para estudos, debates e referência para ações de mobilização por políticas públicas e sociais de inclusão na cultura escrita que acontecem Brasil adentro! “Nos encontros com o grupo, ficou evidente a importância e a vontade de novos encontros para aprofundar o debate sobre a educação/escola que precisamos para formar seres humanos integrais, aptos e sensibilizados com a construção de um mundo melhor e mais justo para todos; quais práticas leitoras devem ser ofertadas em sala de aula e pelas bibliotecas, em estreita conexão com esta missão e o projeto político pedagógico das escolas, uma vez que ‘não estamos falando de ler qualquer coisa e nem de qualquer modo'”, afirmou Christine Castilho Fontelles, integrante do Movimento por um Brasil literário, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo e coordenadora da coalizão Eu quero minha Biblioteca.

Esperamos que seja um material rico de estudos e formação para todos. Compartilhe!

 

Uma Resposta para “Confira material sobre Leitura e Escrita de Qualidade para Todos”

  • Ary C. France |

    Movimento essencial para formação de povo livre, consciente e capaz. A leitura deve ser veículo para um crescimento autêntico, compartilhado e solidário. A leitura coletiva deve ser incentivada e usada como forma de combate ao indidualismo, à desconfiança do outro, à falsa convivência prodigalizada pelos meios eletônicos individuais, ao discurso unificado das redes de televisão.

Deixar comentário