Lançado em 2009, o Concurso Escola de Leitores, iniciativa do Instituto C&A, tem as inscrições abertas até 23 de setembro para escolas públicas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).

A ação tem como objetivo mobilizar as comunidades escolares para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura nas redes públicas de educação do país.

Para participar do concurso, professores, representantes ou membros de escolas das redes municipais de ensino deverão enviar projetos de incentivo à leitura literária e à formação de leitores de literatura por meio do site do Instituto C&A:http://www.institutocea.org.br/concurso. Serão aceitas propostas voltadas à educação infantil, aos ensinos fundamental e médio e à educação de jovens e adultos (EJA). Os projetos poderão estar em fase de implementação ou aprimoramento e deverão ter como base os eixos espaço, acervo, mediação e gestão de projetos de leitura.

Serão selecionados até sete projetos de escolas nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro e até cinco projetos de escolas nas cidades de Porto Alegre e de Natal. Cada escola receberá até R$ 12 mil para o desenvolvimento do projeto de leitura, bem como formação e acompanhamento técnico para a implementação da proposta. Os selecionados ganharão, ainda, uma viagem de intercâmbio para a Colômbia, país que tem se firmado como referência em promoção da leitura na América Latina, particularmente por seu sistema de bibliotecas públicas.

O concurso Escola de Leitores será desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes. O Instituto C&A contará também com a assessoria de quatro organizações na formação e acompanhamento técnico para a implementação dos projetos de leitura nas escolas vencedoras: em São Paulo, o Centro de Estudos A Cor da Letra; no Rio de Janeiro, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); em Porto Alegre, o Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais – Cirandar; e em Natal, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).

A primeira edição do concurso Escola de Leitores foi realizada em 2009, abrangendo as localidades de Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Natal/Parnamirim (RN). As escolas selecionadas receberam aporte financeiro e formação técnica para a implementação de projetos de fomento à leitura. Além disso, 41 professores realizaram intercâmbio à Colômbia. Foram beneficiados 22 escolas, cerca de 9 mil crianças, mais de 5,5 mil jovens, 21 educadores mediadores da leitura e 560 professores.

Deixar comentário