O lançamento aconteceu no dia 01/12, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato em São Paulo, e contou com um bate-papo entre os escritores e ilustradores Mariana Massarani e Roger Mello

Após o sucesso da ação internacional “Imagens e Palavras sem Fronteiras”, que levou uma delegação de importantes escritores e ilustradores brasileiros para representar a literatura infantil e juvenil na Feira Internacional do Livro para Crianças em Xangai/China, o Centro de Leitura Quindim, Núcleo de Literatura Brasil Literário em Caxias do Sul (RS), lançou no dia 01/12, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (SP), sua mais nova e audaciosa ação que terá abrangência nacional e o objetivo de levar às crianças brasileiras literatura de qualidade.

Recentemente, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil alertou sobre a necessidade de unir esforços para melhorar o cenário atual: 73% da população brasileira é analfabeta funcional e não consegue ler e reter os pensamentos principais de um texto curto. Precisamos mudar isso nas gerações presentes e futuras.

Foi pensando neste cenário desfavorável para o desenvolvimento de uma sociedade leitora que o Centro de Leitura Quindim quer, por meio desta ação nacional, valorizar e dar acesso aos livros infantis brasileiros de qualidade, contribuir na formação para os pais – importantes mediadores e exemplos para incentivar a leitura das crianças, resgatar o valor simbólico do livro, da importância e do papel da família na formação de crianças leitoras.

Para o lançamento desta ação, o Centro de Leitura Quindim, programou um encontro entre os escritores e ilustradores Mariana Massarani – ganhadora de prêmios nacionais como os da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Jabuti – e Roger Mello – ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen 2014, considerado o Nobel da Literatura Infantil. O bate-papo entre eles teve como tema “A qualidade da literatura e os jovens leitores”.

Construir um país onde toda criança possa ter acesso à literatura de qualidade. Proporcionar a famílias momentos de afeto através da leitura compartilhada. Transformar a casa em um espaço que aprecie o valor simbólico dos livros. Disseminar literatura transformadora, capaz de auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo. Tudo isso não pode ser um sonho distante.

Sobre o Núcleo de Literatura

O Centro de Leitura Quindim nasceu em 19 de setembro de 2014, a partir de um desejo do seu idealizador Volnei Canônica de formatar um espaço onde crianças, jovens e adultos possam ter acesso à Literatura Infantil, Juvenil e a conteúdos teóricos sobre a temática. O nome do Centro de Leitura é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato – pai da literatura brasileira para crianças e jovens –, pela criação do personagem infantil Quindim – um rinoceronte –, e ao poeta brasileiro Mario Quintana, já que o doce brasileiro quindim era o seu favorito. A escolha do nome, assim como a logomarca, foi presente do escritor e ilustrador Roger Mello – ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen, 2014 – considerado o Nobel da Literatura Infantil.

O Centro de Leitura tem por objetivo contribuir na construção de políticas públicas e em ações de promoção da leitura – no Brasil e no Exterior – para que crianças, jovens, pais e educadores tenham acesso à literatura de qualidade. O Quindim, núcleo do Movimento por um Brasil Literário, tem sede em Caxias do Sul – RS, mas com proposta de desenvolver ações nacionais e internacionais. No escopo de ações do Centro de Leitura Quindim está a realização de seminários, curadoria, assessoria, cursos de formação e uma biblioteca de acesso público com livros de qualidade editados no Brasil e no Exterior.

Deixar comentário