A Bienal do Livro do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários do país, começa em 29 de agosto de 2013, no RIOCENTRO. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e  atividades recreativas que promovem a leitura. São muitas novidades neste ano, como o Planeta Ziraldo e seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Perere,  que ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência – o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia. No #acampamento na Bienal o público também terá a oportunidade de encontrar e conversar com importantes protagonistas da formação de opinião e crítica da juventude no cyber espaço, como os criadores do programa humorístico Porta dos Fundos e Isadora Faber, a jovem que ficou conhecida nacionalmente por publicar fotos e relatos sobre o cotidiano de uma escola pública de Florianópolis em sua página no facebook.

Destaque para o Café Literário, às 17 horas do dia 1 de setembro, que contará com as presenças de Mia Couto, Ana Maria Machado e Luiz Ruffato, debatendo as dores e os prazeres do ofício de escrever.

No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista Joao Máximo, será dedicado a literatura de futebol. As paixões futebolísticas de consagrados escritores da literatura brasileira serão discutidas com fervor e muito bom humor. O Vasco da Gama de Carlos Drummond de Andrade e o Botafogo de Paulo Mendes Campos, são matéria para muita conversa.

O país homenageado nesta Bienal 2013 é a Alemanha, terra de filósofos como Nietzsche, Kant e Marx. Ao mesmo tempo em que a Alemanha será o tema da XVI Bienal do Livro do Rio, a Feira  Literária de Frankfurt de 2013 estará homenageando o Brasil. 2013 é o ano da Alemanha no Brasil.

Deixar comentário