O 7º Seminário Potiguar Prazer em Ler acontece nos dias 3 e 4 de junho, em Natal, e reunirá cerca de 600 educadores para discutir questões referentes à cultura escrita. O evento é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A. Com o tema “Literatura e biblioteca, na escola e na vida”, serão dois dias de palestras, leituras públicas, relatos de experiências, lançamentos de livros e diálogos. Volnei Canônica, coordenador do programa Prazer em Ler do Instituto C&A, Maria da Graça Monteiro Castro, professora de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretora da Editora UFG, e Gabriela Gibrail, coordenadora de projetos do Núcleo de Educação e Cultura de Paraty, todos integrantes ativos do Movimento por um Brasil literário, participarão de mesas diferentes.

O seminário é dirigido aos profissionais que atuam nas unidades de ensino articulados na Rede Potiguar de Escolas Leitoras, movimento criado em 2007 com o objetivo de promover a leitura literária. Para Claudia Santa Rosa, diretora do IDE e coordenadora do seminário a ocasião trata de algo mais amplo: “Não se caracteriza como um evento, por ser uma atividade desencadeadora, a partir dos subtemas trabalhados, de oficinas de formação que são desenvolvidas pelas equipes multiplicadoras do IDE e das Secretarias de Educação”. O seminário é referendado pelo Coletivo Canto da Página – Núcleo Potiguar do Movimento por um Brasil Literário, criado em 18 de abril de 2013, como primeiro núcleo regional do MBL. “Pactuarmos sobre a emergência de construir cada vez mais Escolas Leitoras num Rio Grande do Norte de Leitores e num Brasil Literário demanda agirmos no presente”, diz Claudia Santa Rosa.

As vagas para o seminário serão distribuídas da seguinte forma: 250 vagas para a Secretaria Municipal de Educação de Natal, 200 vagas para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim e 150 vagas para convidados do IDE, Instituto C&A e Undime/RN.

Os profissionais das redes municipais de ensino interessados em participar devem solicitar a ficha de inscrição às secretarias de seu município (Natal ou Parnamirim), submetendo-a aos critérios de partilha de vagas das próprias secretarias. Os demais participantes devem procurar o IDE pelo e‐mail [email protected] ou na sede da organização (avenida Antonio Basílio, 3006, sala 105, edifício Lagoa Center, bairro Lagoa Nova, Natal).

O processo de inscrições será concluído em 22 de maio, ou até as vagas serem preenchidas.

Todas as atividades do seminário acontecerão no Cemure, que fica na avenida Coronel Estevão, 3705, bairro Nossa Senhora de Nazaré, próximo à rodoviária de Natal. O telefone do Cemure é (84) 3232‐3384.

Uma Resposta para “7º Seminário Potiguar Prazer em Ler”

  • Graça Castro |

    Acabo de chegar do 7o. Seminário Potiguar Prazer em Ler e fiquei muito impressionada com a qualidade do evento e principalmente com o nível de interação dos participantes. Sem dúvida, resultado do trabalho consistente do IDE e sua diretora Cláudia.

Deixar comentário