Começa, nesta terça-feira, 8 de junho, o 12o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro. A leitura literária será o centro das atenções, representada pela literatura infantil e juvenil, seus autores, editores e ilustradores, professores e leitores. No evento, não haverá livros didáticos ou de auto-ajuda. “Há 42 anos, a FNLIJ acredita que a formação de leitores se constrói pela prática da leitura literária e é ela que consolida a base humanista dos profissionais de qualquer área”, comenta Elizabeth Serra, secretária executiva da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

O Salão FNLIJ do Livro promove, durante 12 dias, uma variedade de encontros do público com os principais escritores e ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Estarão presentes cerca de 120 autores e haverá o lançamento de 100 títulos, das 71 editoras que participam do evento. Confirmaram presença nomes consagrados da literatura infantil e juvenil brasileira como Adriana Falcão, Ana Maria Machado, Anna Claudia Ramos, Bia Hetzel, Caio Riter, Caulos, Eliane Ganem, Fernando Vilela, Flávio Carneiro, Graça Lima, Graziela Bozano Hetzel, Guto Lins, Gustavo Bernardo, Ieda de Oliveira, Jô Oliveira, Joel Rufino dos Santos, Karen Acioly, Kátia Canton, Luciana Savaget, Luiz Antônio Aguiar, Marilda Castanha, Nilma Lacerda, Roger Mello, Ricardo Azevedo, Rui de Oliveira, Stela Maris, Suzy Lee, Socorro Acioli, Ziraldo, entre outros.

O evento acontece no Centro Cultural da Ação Cidadania, que amplia o espaço das edições anteriores e aumenta a oferta de livros. Seu auditório, com capacidade para 300 pessoas, abrigará o 12o Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, nos dias 16, 17 e 18 de junho, além de outros encontros, como a reunião do Movimento por um Brasil literário, no dia 9, que conta ainda com um estande para adesões e informações.
Este ano o país homenageado é a Coréia do Sul, onde a literatura infantil e juvenil é tão importante que conta com uma Biblioteca Nacional só para essas obras.

O 12o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens tem patrocínio da Petrobras e importantes apoiadores como Prefeitura do Rio de Janeiro, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), Câmara Brasileira do Livro – CBL, Instituto C&A, Suzano Papel e Celulose, Instituto Ecofuturo, Instituto Indígena Brasileiro de Propriedade Intelectual (INBRAPI),  PriceWaterhouseCoopers, Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Sindicato Nacional dos Professores do Rio de Janeiro (SINPRO), Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC) e Associação Nacional de Livrarias (ANL). Serão distribuídos gratuitamente para crianças e jovens 35 mil livros, para que cada um possa iniciar ou aumentar suas bibliotecas pessoais.
Veja detalhes da programação em www.fnlij.org.br/salao.

Serviço Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, RJ – Tel: (21) 2233-7460/ 2253-8177 – Zona Portuária
Quando: De 8 a 19 de junho de 2010
 (Dia 8 de junho somente para professores).
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados e domingo, das 10h às 20h
Ingresso: R$ 4,00 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).

 FNLIJ – Tel (21) 2262-9130

Deixar comentário